(11) 94779-6957 (11)95610-1113
Tratamento de dependência química para mulheres

Tratamento de dependência química para mulheres

A dependência química é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central. Quando as drogas chegam ao cérebro, várias funções são alteradas e o indivíduo acaba se tornando incapaz de realizar suas atividades mentais, até mesmo as mais simples delas.

Quando o consumo dessas substâncias é feito por muito tempo e a dependência não é tratada, podem ocorrer lesões irreversíveis e quanto maior o tempo de dependência, mais graves serão elas.

Os principais prejuízos relacionados à saúde que um dependente químico sofre são:

  • Distúrbios comportamentais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Enfisema pulmonar;
  • Insuficiência renal e hepática;
  • Desnutrição;
  • Endocardite infecciosa;
  • Comprometimento cerebral.

Em mulheres, o uso de substâncias lícitas ou ilícitas costuma ter um efeito diferente e muitas vezes mais rápido e devastador. Entenda mais sobre essa relação e qual o melhor tratamento para essas mulheres com dependência química. Confira!

Qual a relação da mulher com a dependência química?

Apesar do uso de drogas ser maior entre homens, elas estão cada dia mais se envolvendo com substâncias lícitas, principalmente opioides e tranquilizantes.

As mulheres costumam entrar mais tarde no mundo das drogas, porém elas se tornam dependentes mais rápido, assim como consumidoras mais problemáticas.

Saúde da mulher e dependência química

Acredita-se que alguns transtornos como depressão, ansiedade, fobias e bipolaridade têm relação com a dependência química em mulheres. Estudos já comprovam que elas que sofrem com estes problemas têm mais chances de adquirir a dependência.

Além disso, as drogas interferem de forma negativa na fertilidade feminina, pois modificam os níveis hormonais, acarretando disfunções no ciclo menstrual e dificultando a ovulação.

Isso sem contar os demais problemas, especialmente no aparelho digestivo. Por questões fisiológicas, elas estão mais propensas a desenvolver doenças nesta área com mais rapidez do que os homens.

Tratamento para mulheres

O tratamento feminino também é diferente do masculino, pois a mulher necessita de um acompanhamento completamente distinto do do homem, chegando a ser ainda mais complexo e delicado.

Porém, o número de clínicas ou instituições especializadas no tratamento de dependência química feminina, como o Grupo Aguiar, ainda é pequeno.

Infelizmente muitas mulheres desistem do tratamento na metade do caminho, e encontrar uma clínica onde ela tenha um atendimento especializado fará toda a diferença para que ela prossiga até o fim e consiga se recuperar da dependência química.

As clínicas do Grupo Aguiar oferecem tratamento dedicado às mulheres, abordando o problema com todo o carinho que elas merecem e respeitando as especificidades do universo feminino. Venha nos conhecer!

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.