(11) 96403-7620 (11) 4622-2996 (11) 94779-0308 (11) 99577-5012
Tratamento de dependência química para mulheres

Tratamento de dependência química para mulheres


A dependência química é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central. Quando as drogas chegam ao cérebro, várias funções são alteradas e o indivíduo acaba se tornando incapaz de realizar suas atividades mentais, até mesmo as mais simples delas.

Quando o consumo dessas substâncias é feito por muito tempo e a dependência não é tratada, podem ocorrer lesões irreversíveis e quanto maior o tempo de dependência, mais graves serão elas.

Os principais prejuízos relacionados à saúde que um dependente químico sofre são:

  • Distúrbios comportamentais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Enfisema pulmonar;
  • Insuficiência renal e hepática;
  • Desnutrição;
  • Endocardite infecciosa;
  • Comprometimento cerebral.

Em mulheres, o uso de substâncias lícitas ou ilícitas costuma ter um efeito diferente e muitas vezes mais rápido e devastador. Entenda mais sobre essa relação e qual o melhor tratamento para essas mulheres com dependência química. Confira!

Qual a relação da mulher com a dependência química?

Apesar do uso de drogas ser maior entre homens, elas estão cada dia mais se envolvendo com substâncias lícitas, principalmente opioides e tranquilizantes.

As mulheres costumam entrar mais tarde no mundo das drogas, porém elas se tornam dependentes mais rápido, assim como consumidoras mais problemáticas.

Saúde da mulher e dependência química

Acredita-se que alguns transtornos como depressão, ansiedade, fobias e bipolaridade têm relação com a dependência química em mulheres. Estudos já comprovam que elas que sofrem com estes problemas têm mais chances de adquirir a dependência.

Além disso, as drogas interferem de forma negativa na fertilidade feminina, pois modificam os níveis hormonais, acarretando disfunções no ciclo menstrual e dificultando a ovulação.

Isso sem contar os demais problemas, especialmente no aparelho digestivo. Por questões fisiológicas, elas estão mais propensas a desenvolver doenças nesta área com mais rapidez do que os homens.

Tratamento para mulheres

O tratamento feminino também é diferente do masculino, pois a mulher necessita de um acompanhamento completamente distinto do do homem, chegando a ser ainda mais complexo e delicado.

Porém, o número de clínicas ou instituições especializadas no tratamento de dependência química feminina, como o Grupo Aguiar, ainda é pequeno.

Infelizmente muitas mulheres desistem do tratamento na metade do caminho, e encontrar uma clínica onde ela tenha um atendimento especializado fará toda a diferença para que ela prossiga até o fim e consiga se recuperar da dependência química.

As clínicas do Grupo Aguiar oferecem tratamento dedicado às mulheres, abordando o problema com todo o carinho que elas merecem e respeitando as especificidades do universo feminino. Venha nos conhecer!


Blog

Quais as consequências da dependência química

Quais as consequências da dependência química

A dependência química gera problemas para o individuo que não consegue parar de consumir substâncias que fazem mal ao organismo

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

O alcoolismo é um problema grave que preocupa a saúde publica, pois o vicio em álcool é uma doença séria, e não deve ser rotulado como um probl

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

A pessoa que sofre de dependência química tem uma necessidade incontrolável de usar um tipo de substancia, utilizando de forma compulsiva, e acaba

Internação involuntária para o tratamento do crack

Internação involuntária para o tratamento do crack

O vicio no crack é um dos mais preocupantes, pois compromete o ato de comer, beber e dormir. Mesmo no início do uso, as alterações físicas e comp