(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Boas práticas para aderir após um programa de reabilitação de uso de drogas

10/02/2023

Boas práticas para aderir após um programa de reabilitação de uso de drogas

Pessoas que passam por situação de dependência química sabem o quanto pode ser difícil se manter em tratamento e garantir resultados satisfatórios. Ao mesmo tempo, essas pessoas sabem o quanto o uso pode ser prejudicial de diferentes formas, prejudicando a vida social, relacionamentos amorosos, a vida financeira e, um dos principais danos, as relações familiares.

Por outro lado, muitas pessoas encontram forças para combater a dependência e se submetem a programas de tratamento, que podem ser no formato de internação ou ambulatorial (em que o paciente mora na sua própria casa, mas se dirige diariamente a uma clínica de recuperação).

Clínicas sérias, com profissionais aptos, tendem a ter um alto número de sucesso nos tratamentos. O problema é que após “finalizar” o tratamento, não é raro que alguns pacientes acabem retornando ao vício.

Isso porque eles podem não ter as orientações certas ou a motivação necessária para seguir longe das drogas. Fato é que, antes de qualquer coisa, ter acesso a informação relevante e de qualidade será o primeiro passo para garantir uma reintegração à sociedade sem recair sobre as drogas.

Pensando nisso, o Grupo Aguiar criou um compilado com dicas e boas práticas que toda pessoa deve aderir após um programa de reabilitação. Confira:

1. Tenha amizades sóbrias

Os vícios geralmente se formam (ou retornam) por meio da influência de outras pessoas.

Estudos com adolescentes mostraram claramente que a pressão dos colegas é um poderoso motivador para o uso de drogas. Isso porque adolescentes são mais propensos à pressão do meio em que vivem.

Aqueles que passam tempo com amigos que são usuários de drogas têm maior probabilidade de usar, em comparação com adolescentes que passam tempo com amigos sóbrios.

Esta afirmação também é verdadeira para os adultos. Aqueles que têm amizades baseadas em drogas geralmente acham mais difícil ir a festas, compartilhar refeições ou interagir de outra forma e ainda ficar sóbrio.

2. Mantenha suas consultas periódicas de acompanhamento

Os programas de reabilitação de drogas às vezes funcionam em um modelo de escada, onde o cuidado prestado torna-se cada vez menos intenso.

Os dependentes eventualmente lidam com a sobriedade sem ajuda. Frequentemente, isso significa que as pessoas devem ir sozinhas às consultas com os conselheiros e psicólogos, mesmo que o programa formal de reabilitação esteja concluído.

A terapia além da reabilitação pode ajudar as pessoas a:

  • Processar sentimentos em relação ao trabalho
  • Lidar com as transições familiares
  • Lidar com gatilhos de recaída
  • Estabeleça metas para o futuro
  • Fortalecer habilidades.

A vida pode ficar agitada e as demandas de tempo podem aumentar. No entanto, pular as sessões de terapia de acompanhamento não é aconselhável. O trabalho de recuperação deve continuar mesmo após o cronograma ou internação. Cada consulta deve ser considerada vital para o sucesso a longo prazo na sobriedade.

3. Foco na saúde mental

Voltar a uma rotina antiga pode trazer estresse e ansiedade, principalmente se as pessoas estiverem lidando com um desejo intenso de álcool ou drogas. Aqueles em recuperação devem evitar se concentrar nos aspectos negativos. Se a tristeza ou a depressão aumentarem demais, é mais provável que ocorra uma recaída.

Encontrar um momento em cada dia para fazer algo positivo é importante. Alguns momentos de meditação matinal, por exemplo, podem ajudar a dissipar as nuvens da ansiedade. Isso pode trazer a pessoa a paz necessária para o resto do dia. 

O exercício também desempenha um papel fundamental. Embora os pesquisadores não tenham certeza de como a saúde mental e a atividade física estão ligadas, os resultados indicam que os níveis de depressão e ansiedade podem diminuir quando uma pessoa se exercita regularmente. 

Dar um passeio com o cachorro, nadar algumas voltas na piscina ou levantar pesos no porão pode fornecer um pequeno impulso ao humor. Essas ações também podem ajudar uma pessoa a se sentir um pouco mais forte e muito mais saudável.

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.