(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Tratamento ambulatorial e internação: Como escolher a melhor opção?

22/02/2023

Tratamento ambulatorial e internação: Como escolher a melhor opção?

Os programas de tratamento de transtornos por uso de substâncias químicas geralmente se enquadram em 1 de 2 categorias: internação ou ambulatorial. Embora igualmente focados na reabilitação, cada tipo tem atributos e benefícios exclusivos a oferecer.

Os programas de tratamento hospitalar, também conhecidos como programas de tratamento residencial, são intensivos e projetados para tratar transtornos e vícios graves por uso de substâncias.

Já os tratamentos ambulatoriais, por outro lado, são programas de meio período que permitem algum nível de flexibilidade para que o paciente possa frequentar o tratamento sem faltar ao trabalho ou às responsabilidades escolares, ou seja, sem grandes prejuízos à sua rotina.

É importante que tanto o indivíduo com dependência química quanto seus entes queridos entendam as diferenças entre esses dois tipos de programas de tratamento.

Explorar todas as opções antes de tomar uma decisão pode ajudar a colocar o indivíduo ou um ente querido no caminho da sobriedade a longo prazo.

Características da internação

Os programas de recuperação de pacientes internados exigem que os pacientes sejam submetidos a um local de acesso controlado e limitado, enquanto recebem os tratamentos adequados para superar a dependência química.

Dura o período de internação, o paciente será avaliado a respeito de suas condições de saúde mental concomitantes e outros comportamentos que possam estar causando dificuldades e receber tratamento adequado.

Além disso, os pacientes ficam em um centro de tratamento residencial, onde recebem apoio médico e emocional 24 horas por dia.

Preparando-se para tratamento de internação

É importante se preparar adequadamente para o tratamento. Não há um tempo definido para se preparar para isso, mas quanto mais cedo melhor na maioria dos casos. Também é importante definir uma data de entrada para admissão e resolver os assuntos pendentes antes dessa data.

Algumas das coisas para cuidar antes de iniciar o tratamento incluem:

  • Conversar com empregadores;
  • Fornecer condições de vida para filhos ou outros membros da família;
  • Planejar como chegar e sair do centro de reabilitação;
  • Descobrir quais itens pessoais são permitidos e quais não são.

Características do tratamento ambulatorial

O tratamento ambulatorial é geralmente considerado menos restritivo do que os programas de internação. Os programas de recuperação ambulatorial se enquadram em 2 níveis diferentes de atendimento: hospitalização parcial e ambulatório intensivo. Cada nível geralmente ocorre após uma estadia em tratamento residencial ou se avaliado como o nível apropriado para começar por um profissional de saúde comportamental.

Programação de internação parcial é o tipo mais intensivo de tratamento ambulatorial, que se concentra na estabilização de comportamentos na recuperação precoce. 

A maioria das clínicas de recuperação tem um programa de internação parcial para o qual os pacientes geralmente fazem a transição até começarem a internação.

Esses programas geralmente duram de 5 a 6 horas por dia, geralmente por 5 a 6 dias por semana.

Já o programa ambulatorial intensivo é ??um passo abaixo, no qual os pacientes começam a retornar às suas vidas diárias frequentando serviços por 3 horas de tratamento por dia durante 3-5 dias por semana. Isso permite mais flexibilidade para as necessidades de trabalho e vida, bem como uma oportunidade de se reajustar ao mundo com suporte.

Essas sessões se concentram na prevenção de recaídas, psicoeducação, aconselhamento individual e em grupo; ensinando habilidades de recuperação para ajudar a reduzir a recaída e promover a recuperação a longo prazo. 

O tratamento ambulatorial pode ser uma opção útil para alguém com um transtorno leve por uso de substâncias ou pode fazer parte de um programa de tratamento de longo prazo. 

A reabilitação medicamentosa ambulatorial pode durar de 3 a 6 meses, semelhante ao tratamento hospitalar, mas pode durar mais de um ano para casos mais graves.

Clique e conheça o Grupo Aguiar, as unidades e os tipos de tratamentos disponíveis.

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.