Novas drogas surgem no mercado e acabam desafiando profissionais da saúde no enfrentamento das dificuldades que são trazidas pelo consumo dessas substâncias.
O pó de anjo é uma droga nova que está se tornando popular entre os jovens e apresenta efeitos como alterações de sensopercepção e juízo de realidade.
Ele também atua no comportamento do sujeito e o deixa mais agressivo, com sentimentos de angústia, que podem estar relacionados a quadro de ansiedade.
Essa substância também é consumida no lugar da cocaína, porque o valor de compra é mais baixo.
Os efeitos dessa droga, unido ao valor baixo, faz com que o consumo entre os jovens aumente cada vez mais.
Do que é feito o pó de anjo?
Também conhecido como fenciclidina ou PCP, é uma substância psicoativa que promove modificações fisiológicas e comportamentais em quem consome.
Usado como anestésico, a droga vem ganhando popularidade nos últimos tempos por seu efeito que provoca grandes alterações no sistema nervoso.
Essa fenciclidina foi desenvolvida em 1959 com o objetivo de servir como anestésico de uso humano e veterinário mais especificamente para cavalos.
Em 1965 o uso por humanos foi interrompido devido aos efeitos colaterais. Nos anos 70 a substância passou a ser consumida principalmente nos países da Europa e após ser disseminada, passou a receber outros nomes como krystal, angel dust ou peace pill.
Efeitos e sintomas do pó de anjo
Há vários efeitos do uso do pó de anjo, mas podemos citar os principais: aumento na frequência cardíaca, elevação da pressão arterial, vômito, depressão cardiovascular, comportamento hiperssexual, e psicose para quem possui essa predisposição e convulsões.
O uso também pode ocasionar uma dissociação psicofísica, alucinações, sensação de flutuação, distorção das mensagens sensoriais, euforia, e por fim, pode causar morte ou coma.
Tudo vai depender da quantidade que foi ingerida.
O maior risco é o coma. Também pode ocorrer overdose, e por isso é preciso ficar atento aos sinais como comportamento violento, pressão alta, convulsões, falta de coordenação e estado alterado de consciência.
O consumo constante também é prejudicial à saúde e leva a alterações de humor como depressão e alterações motoras e cognitivas.
Pó de anjo pode causar a morte?
Quando falamos em drogas não há como não falar do risco de overdose por conta do consumo sem controle das substâncias.
A overdose se caracteriza pelo consumo da substância em uma quantidade grande e intervalo curto de tempo e acaba fazendo com que o corpo não suporte, podendo causar a morte.
O tratamento vai depender de muito apoio familiar e incentivo da ajuda de parentes e pessoas próximas.
A família também ajuda o paciente a ter uma base forte com toda a ajuda necessária para dar prosseguimento às intervenções realizadas durante o processo terapêutico, fornecendo um ambiente motivador e seguro.
O uso de medicamentos pode ajudar a diminuir os sintomas ansiosos e depressivos, mas em alguns casos a internação é necessária para fazer todo processo de desintoxicação e acompanhamento terapêutico do paciente.