Quanto custa uma internação para dependentes químicos?
05/02/2019

Internar uma pessoa é uma atitude drástica mas que muitas vezes tem que ser tomada pois a pessoa está tão doente, que se recusa a fazer o tratamento.
Algumas pessoas acreditam que a internação, principalmente se feita contra a vontade, não é a melhor maneira de tratar o doente, no entanto, é preciso analisar toda a problemática que envolve esse tema.
Uma preocupação bastante comum para os familiares de um dependente químico, principalmente quando eles não estão preparados financeiramente, é em relação aos valores da internação. Criamos este post para esclarecer um pouco de suas dúvidas em relação a esse assunto. Confira!
Sinais que um dependente químico precisa de internação
Muitas vezes o dependente recusa o modelo de tratamento proposto ou não exerga a necessidade de passar por isso.
Porém muitos indivíduos perdem o controle sobre suas vidas e passam a viver em função do uso das drogas. É importante ficar atento aos sinais para saber se a pessoa com quem você convive está passando por esse problema.
- Mudança de rotina
Horários de comer, dormir e trabalhar são afetados e ele não comparece mais a reuniões, sumindo da vista de todos. Assim já é possível identificar que algo está errado com o individuo.
- Dificuldade de conversa
A pessoa não consegue mais olhar nos olhos quando está tendo uma conversa. Seja por vergonha ou por estar afetado pelas drogas, estabelecer um dialogo com a pessoa se torna impossível.
- Mentiras
Mentiras do tipo, com quem estava, onde estava, justificativas de falta ao trabalho ou escola e ausências de outros compromissos. Busca de algum dinheiro, para familiares, amigos e conhecidos
- Agressividade
O dependente químico fica mais agressivo, devido ao uso de drogas.
- Falta de cuidados consigo mesmo
Deixa de tomar banho, comer, escovar os dentes, se veste de qualquer jeito. É sinal de que ele está na fase mais profunda do vicio
- Emagrecimento
Como deixam de levar uma vida saudável, acabam emagrecendo muito, e correm o risco de adquirir doenças em razão da baixa resistência imunológica.
- Fica dias fora de casa
Opta por ficar na rua onde é mais fácil conseguir drogas
- Pode cometer crimes
No desespero pela droga e na falta de dinheiro, pode cometer furtos e assaltos para conseguir dinheiro
- Aparece de vez em quando
Pode ser que o dependente apareça na casa de familiares ou amigos, mas para pedir dinheiro para sustentar o vicio. Sabendo da fragilidade de família por exemplo, faz chantagem emocional pedindo dinheiro até para comer, sabendo que isso irá comover.
Como internar um dependente químico
Para internar um dependente químico de forma compulsória, é necessário procurar apoio judicial. É preciso um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao ministério publico, e a lei ainda determina que os responsáveis pelo estabelecimento informem em 72 horas sobre a internação e seus motivos.
Assim, é possível internar um dependente químico contra a sua vontade. Nesses casos entende-se que o individuo está oferecendo risco a sua própria vida, cabendo a família e ao Estado intervirem de maneira adequada.
Qual o valor de uma internação em uma clínica de recuperação?
O valor de uma internação em uma clínica de recuperação, como as do Grupo Aguiar, pode variar em função do tipo de tratamento e do tempo que ele irá durar.
Normalmente, a faixa de preço de uma clínica mais em conta costuma variar entre 600 e 800 reais por mês; as de valores intermediários chegam a custar de 1,500 a até 5,000 reais por mês; enquanto clínicas mais luxuosas chegam a ter mensalidades de 12 a 20 mil reais mensais ou até mais que isso.
Existem alguns fatores que podem deixar a conta da internação mais alta, como atividades extras realizadas ou algum outro serviço, mas isso deve ser esclarecido antes de fechar contrato com a família.
Clínicas com localização em áreas mais valorizadas e que ofereçam mais conforto podem vir a ser mais caras. Verifique sempre o que está incluso no valor da internação antes de fechar qualquer negócio.
Quanto tempo um dependente químico precisa ficar internado?
O tempo de internação varia muito e depende de vários fatores, como idade do paciente, tipo de substância de que ele faz uso, o tempo de uso, a quantidade e a frequência de consumo, quanto do físico e do mental do paciente já foi afetado e até mesmo o desejo de mudança do mesmo.
O tratamento para dependência química é bastante complexo e cada pessoa possui suas próprias necessidades, por isso, o tempo pode variar, afinal os tratamentos são personalizados.
Nas clínicas do Grupo Aguiar, cada paciente é visto como único, assim como os seus problemas e necessidades. O tempo de tratamento para cada um varia com base nisso.
As internações com menos de 30 dias não costumam ser eficazes para casos mais graves, pois só o tempo de desintoxicação dura mais que isso. Sem contar que o paciente precisa de tempo para planejar sua nova vida e se conscientizar do seu real problema.
Geralmente as clinicas pedem o prazo mínimo de 6 meses, sendo os 3 primeiros meses utilizados para desintoxicação do paciente, e os outros meses para um tratamento psicológico, para que a pessoa trate de eventual depressão e não caia no vicio novamente.
Atenção aos valores muito abaixo da média
Muitas famílias, tomadas pelo desespero, acabam não pesquisando bem o local e sendo atraídas apenas pelo valor, mas aqui vai um conselho: não escolha clínica de recuperação pelo menor preço.
Antes de tomar qualquer decisão, verifique bem o local, pesquise sobre os tratamentos realizados lá e sobre a eficácia deles.
A dependência química é uma doença muito séria, necessita de apoio técnico e acompanhamento de médicos de áreas diferentes, então desconfie de valores muito abaixo da média.
Mas, da mesma forma, não pague valores altíssimos esperando ter de volta um tratamento milagroso. Todo e qualquer tratamento para a dependência é demorado e requer tempo para que o paciente entenda e se conscientize do seu problema.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos