Como convencer um dependente químico a se tratar?
13/08/2020

Quem possui algum familiar ou pessoa próxima com dependência química sabe o quão difícil é convencer um usuário a procurar tratamento.
É comum que a pessoa não se considere dependente e ache que a sua situação está sob controle. É frequente também que ela não perceba como os efeitos do uso de substâncias químicas impactam seus relacionamentos.
Por isto preparamos este artigo: para orientar você sobre como ajudar a pessoa querida a buscar tratamento. Não deixe de ler estas 3 preciosas dicas!
Seja empático
Procure conversar com a pessoa em um ambiente tranquilo, a sós e, de preferência, quando ela estiver sóbria. Mostre que se preocupa e que está aberto a conversar. Essa atitude é essencial, pois o usuário já está desgastado com os julgamentos alheios e com as falas preconceituosas. Por isso, ele precisa de pessoas que o tratem com carinho, respeito e em quem possa confiar para se abrir.
De forma calma e sem acusações, exponha o que você está sentindo com o que está acontecendo. Instigue-o a comparar o seu comportamento quando está sóbrio e sob efeito de substâncias químicas. Esteja aberto para ouvir o que ele tem a dizer.
Saiba até aonde você pode ir
Muitas vezes ficamos tão preocupados com o outro que temos o instinto de querer fazer coisas por ele. Entretanto, em uma situação como essa, há limites sobre até que ponto podemos ajudá-lo e o compromisso que só o próprio indivíduo deve ter com sua reabilitação para que ela de fato aconteça. A pessoa precisa minimamente querer ser ajudada.
Não é necessário falar sobre isso o tempo todo. Converse, mas também dê tempo e espaço para que o indivíduo reflita sozinho sobre a oferta de ajuda.
Busque uma clínica de recuperação
Estes espaços, como o Grupo Aguiar, contam com profissionais que possuem experiência na reabilitação de dependentes químicos. Eles podem ajudar você e seu ente querido a lidarem com esta situação e planejar os próximos passos.
Muitas clínicas costumam oferecer acompanhamento psicológico aos familiares, pois não é incomum eles terem o seu emocional abalado nesse processo. Estar mais forte e bem psicologicamente é essencial para lidar com a situação.
Faça uma pesquisa aprofundada sobre o centro de reabilitação: converse com os profissionais, conheça as instalações, os métodos de tratamento utilizados e os planos de internação disponíveis. Também dê uma olhada no que outras pessoas estão falando sobre o lugar na internet.
Se você procura oferecer o melhor para o seu ente querido e busca um lugar com abordagem humanizada, entre em contato com o Grupo Aguiar! Acreditamos que é possível escrever um novo capítulo muito mais feliz na história de vida de nossos pacientes!
Atendimento
Por favor preencha todos os campos