(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Recaídas: o que são e como lidar com elas?

01/12/2022

Recaídas: o que são e como lidar com elas?

Poucas coisas são tão frustrantes na vida quanto nos convencermos de algo mudou e será diferente desde então, mas, depois disso, nos depararmos com a mesma situação ocorrendo novamente. Isso gera uma sensação de cansaço, desesperança e, não raro, revolta.

Com as recaídas é assim: as famílias geralmente investem muitos recursos financeiros em uma internação e se sentem muito desapontadas quando, algum tempo depois de ver o dependente sair da clínica, percebem uma recaída. Não saber como lidar com a questão é muito comum. Por isso falaremos sobre isso hoje. Acompanhe!

 

O que é uma recaída e como lidar com ela?

Um dependente químico recai quando volta a usar drogas depois de um período em recuperação. Como dissemos antes, trata-se de uma situação difícil não apenas para a família, mas, diferente do que muitos pensam, para o dependente também.

É importante lembrar que a dependência química é uma doença crônica. Isso significa que ela não tem cura, devendo o adicto estar sempre em vigilância para evitar recair. Outro fator é que não é porque a pessoa recaiu que ela retornará ao vício, embora esse risco exista.

Então o que fazer nesse caso? Veja algumas dicas a seguir:

 

  • Converse com seu ente querido. Provavelmente ele estará envergonhado e, não raro, arrependido. Recriminações não resolverão, mas é importante falar sobre o que foi exercitado durante a internação, pois as clínicas geralmente trabalham com um protocolo contra recaídas.
  • Fale sobre a importância de ir à terapia ou um grupo de apoio como o AA – Alcoólicos Anônimos – ou o NA – Narcóticos Anônimos. As reuniões nestes locais contam com pessoas que vivenciam os mesmos dilemas e fazem toda a diferença na vida dos que os frequentam.
  • Respire e se cuide. Já ouviu falar de codependência? Muitos entes queridos, principalmente pais e cônjuges, desenvolvem o problema, adoecendo e precisando de tratamento. Se você ficar doente, a situação que já está difícil tende a piorar. Então se ame, se cuide e se coloque em primeiro lugar por mais difícil que isso seja.

 

Você não precisa lidar com isso sozinho! Mesmo depois que as pessoas deixam a clínica, as coisas podem ser difíceis por um tempo. Lembre-se de que seu ente querido está reconstruindo a vida, é natural que as dificuldades surjam. Ele também está se ajustando.

No Grupo Aguiar temos uma equipe de profissionais que pode lhe dar todo o suporte necessário nessa fase! Entre em contato conosco, agende um horário e entenda como podemos ajudar você e sua família!

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.