Como evitar recaídas após o tratamento para dependência química
16/01/2023

O tratamento para dependência química é de grande importância para recuperação, mas infelizmente é comum ter uma recaída após esse tratamento.
Para evitar que elas aconteçam é importante se atentar a alguns detalhes e comportamentos que farão a diferença de como o indivíduo enxerga o mundo e passa a lidar com ele.
Quando o organismo para de receber as substâncias ele começa a desencadear sintomas que refletem a sua falta, que incluem sudorese, taquicardia, tremores, depressão, ansiedade, insônia, pensamentos obsessivos e outros comportamentos, que fazem parte do que conhecemos como estado de abstinência.
O tratamento tende a amenizar esses sintomas, mas eles podem aparecer novamente após o fim do tratamento, o que pode levar a pessoa a ter uma recaída.
Como a dependência química é uma doença que afeta diversas áreas do organismo, alguns comportamentos devem ser adotados para que se possa controlá-la após o tratamento. Vejamos quais são.
Não tente manipular nem se manipule e não minta
Para obter a droga o indivíduo é capaz de mentir e convencer as pessoas, e manipulá-las.
Em um tratamento é preciso deixar esse comportamento de lado, pois a manipulação é perigosa, tanto que o próprio dependente químico consegue se convencer de que aquilo é verdade.
As mentiras são grandes companheiras dos dependentes químicos, mas esse comportamento tende a desaparecer após um tratamento.
Acompanhamento psicológico
O tratamento psicológico é fundamental para o tratamento da dependência química, pois é nele que a pessoa passa a ter conhecimento de suas angústias e dores.
É por meio do tratamento que ela aprende a trabalhar com os sentimentos e deixar de ter apoio psicológico é um grande perigo. Não importa onde o tratamento será feito, o que importa é que ele seja realizado para que não haja recaídas após o tratamento para dependência química.
Falar é necessário
Algumas pessoas guardam para si os sentimentos e dúvidas e esse é um comportamento que pode causar uma recaída para um dependente químico.
É preciso aprender a falar o que sente, expor sua opinião e ser claro. As pessoas não vão conseguir adivinhar o que a pessoa está pensando e nem pelo que ele está passando e por isso a comunicação é muito importante nessa fase.
Não seja vítima
Muitos dependentes agem como vítimas da própria doença e esse comportamento começa a justificar suas ações.
Ter pena de si mesmo não é o melhor caminho para ficar limpo, o ideal é que o indivíduo reconheça seus erros e aprenda com eles, para não se esconder atrás de sua doença.
Também é um passo importante para não ter recaídas após o tratamento para dependência química.
Grupos de apoio
Os grupos de apoio são a melhor forma de compartilhar suas dúvidas, medos, anseios e demais pensamentos, com pessoas que compartilham do mesmo problema.
É uma ótima estratégia para prevenir recaídas após o tratamento de dependência química, pois você estará lidando com pessoas que estão passando pela mesma fase e vão se apoiar.
A família também deve frequentar grupos de apoio a fim de que se fortaleçam psicologicamente para enfrentar os desafios de recuperação da dependência química.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos