Como ajudar um dependente químico que recaiu?
13/08/2020

A recaída de um dependente químico é uma situação frustrante, que desanima paciente, familiares e também os que estão ao seu redor ajudando em sua recuperação.
No entanto, mesmo sendo um momento difícil, é importante apoiar o indivíduo. Afinal, ele já conseguiu passar um tempo sem utilizar álcool ou drogas e pode retomar a luta contra o seu vício. Saiba como ajudar alguém a lidar com a recaída.
1 - Acolha e compreenda
Antes de qualquer coisa, fique calmo e tente passar tranquilidade para o dependente. Apesar de ser uma situação complicada, pesquisas demonstram que as recaídas são comuns e fazem parte deste processo de luta contra as drogas.
Mostre ao indivíduo que outras pessoas em reabilitação também passam por isso e que é possível retomar o rumo.
2 – Busque a origem do problema
O segundo passo é entender o porquê de ter havido a recaída. Sabemos que o uso de substâncias químicas geralmente é motivado por transtornos mentais e problemas pessoais, como conflitos e perdas.
Investigue se aconteceu alguma situação que tenha sido o gatilho para a busca por alívio nas drogas. Geralmente essas situações se repetem e é importante evitá-las no começo e tratá-las na terapia.
3 - Observe os sintomas
Além da compreensão do motivo da recaída, é importante observar como a pessoa está se sentindo, se ela dá sinais de que pode recair outra vez ou acha que é incapaz de continuar longe do vício.
4 – Busque auxílio profissional
A dependência química é considerada uma doença e, como tal, precisa de ajuda médica para ser tratada. Por isso a internação em clínicas de recuperação como o Grupo Aguiar é recomendada: neste ambiente, o paciente está rodeado de uma equipe multidisciplinar para ajudá-lo a lidar com a desintoxicação e a entender o que o levou ao vício.
Esta ajuda especializada aumenta a probabilidade de uma reabilitação mais efetiva e sem novas recaídas. Portanto, se você perceber que seu ente querido não está conseguindo se manter longe do vício, é hora de conversar com especialistas sobre isso.
5 - Frequente grupos de apoio
A batalha contra as drogas não é feita sozinho: tanto dependente em tratamento como familiares devem buscar grupos de apoio para lidar com a recaída e evitar novos episódios.
Redes como os Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos promovem reuniões específicas para usuários e familiares. Entre em contato e frequente os encontros.
6 - Reorganize sua rotina
Ajude o seu familiar a ter uma rotina que o mantenha distante de pensamentos negativos e o estimule a seguir adiante. A prática de esportes e de atividades físicas em geral e a realização de cursos são alguns exemplos.
7 - Ajude a recomeçar
Nunca perca de vista que a dependência química é uma doença crônica, ou seja, não possui cura. Por isso, o único caminho a ser tomado pelo paciente é recomeçar, mantendo-se vigilante a qualquer sinal de que algo não vai bem e tendo uma rede de apoio para não cair em tentação.
Precisa de ajuda para lidar com essa situação? Envie-nos uma mensagem pelo site ou Whatsapp. O Grupo Aguiar está pronto para dar o suporte necessário para você e seus familiares. Não permita que o vício destrua a sua vida!
Atendimento
Por favor preencha todos os campos