Como funciona a reabilitação para dependentes químicos?
29/08/2018

Não existe maneira mais segura e efetiva de promover a recuperação de um indivíduo com dependência química do que recorrendo ao auxilio de uma clínica especializada nesse serviço.
Com o tratamento adequado, é possível reconectar o dependente a uma vida saudável e desintoxicá-lo de qualquer que seja a substância.
Você sabe como funciona o processo de reabilitação para dependentes químicos? O Grupo Aguiar criou este artigo especialmente para fornecer as principais informações sobre isso. Continue lendo e confira!
As clínicas de recuperação
Pode-se afirmar que as clínicas de recuperação são verdadeiras empresas especializadas no tratamento de dependentes químicos de diversos tipos de substâncias.
Como empresa, uma clínica possui uma equipe de profissionais que trabalham em conjunto com um objetivo em comum: tratar o indivíduo mental e fisicamente a fim de que possa voltar à família e aos amigos sem a compulsão pelo consumo de substâncias químicas.
O Grupo Aguiar conta com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, monitores e muitos outros terapeutas dentro de suas equipes. Tudo isso é para garantir que o diagnóstico será feito adequadamente e o tratamento específico será aplicado para a completa recuperação do paciente.
O processo de reabilitação para dependentes químicos
O processo de reabilitação para dependentes químicos pode variar bastante a depender do tipo de substância envolvida e aspectos particulares ao organismo do indivíduo em tratamento.
O tempo estimado para que o dependente se livre do vício e retorne para a família também pode variar, assim como o tempo em que o indivíduo permanece dentro da clínica.
Existem os casos em que a internação em tempo integral é necessária. Nessas situações, o dependente passa a residir na clínica enquanto estiver em tratamento. Há outros casos em que o internamento pode ser parcial e o dependente passa o dia na clínica e volta para casa à noite, para dormir com a família.
De todo modo, dois procedimentos são extremamente importantes no processo de reabilitação. O primeiro é o de desintoxicação, no qual o dependente fica exposto à ausência da substância e podem surgir crises de abstinência. Tudo deve ser feito sob acompanhamento médico.
O segundo é o de reintegração. Nesse momento, o indivíduo passa por um trabalho terapêutico intensivo com o objetivo de trabalhar sua autoestima e confiança para que possa voltar a viver sem o uso da droga.
O Grupo Aguiar acredita que através dos procedimentos corretos o tratamento sempre tende a ser bem-sucedido. Para sanar alguma dúvida, deixe seu comentário. É sempre bom poder ajudar.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos