(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Dependência em opioides: conheça as principais causas que levam ao vício

06/01/2023

Dependência em opioides: conheça as principais causas que levam ao vício

A dependência química em torno de opioides pode ocorrer a partir de diferentes motivações, mas o fato é que seu uso frequente (mesmo com prescrição médica) pode levar ao vício e às consequências nocivas ao corpo e à saúde mental.

A classe de substâncias opioides incluem tanto o ópio natural obtido a partir da planta da papoula quanto as versões sintéticas. Esta categoria de substância inclui drogas como heroína, morfina, oxicodona, hidrocodona e codeína. Os opioides são poderosos analgésicos. Quando usados ??com receita médica, eles podem aliviar a dor. Quando usados ??de forma recreativa, podem induzir sensações de euforia e bem-estar.

Vício em opioides

Esta categoria de substância química é considerada muito poderosa e viciante por um fator específico: ela se liga a locais receptores preexistentes no cérebro.

O cérebro produz naturalmente substâncias químicas semelhantes aos opioides chamadas endorfinas, e essas endorfinas, por sua vez, têm efeitos semelhantes aos opioides, incluindo redução de dor, analgesia, euforia e sensação de bem-estar.

Quando os usuários de opioides abusam da substância, eles estão, na verdade, inundando seus cérebros com muitas vezes a quantidade natural de substâncias químicas semelhantes à endorfina, causando uma reação poderosa e prazerosa.

Essa reação prazerosa pode fazer com que os usuários retornem continuamente ao abuso dessa substância à medida que buscam os mesmos sentimentos prazerosos.

Quanto mais tempo esse abuso ocorre, mais suscetíveis eles se tornam a se tornarem dependentes, pois sua tolerância aos seus efeitos começa a aumentar. Uma vez que um vício se desenvolve, as pessoas começam a procurá-lo a todo custo e o seu tratamento pode ser complexo.

Causas e fatores de risco para abuso de opioides

Como acontece com qualquer droga, as causas do vício são complexas, incluindo vulnerabilidade genética e fatores ambientais. 

Às vezes, as pessoas com vulnerabilidade genética a um distúrbio de uso de opioides pode nunca desenvolver o mesmo vício porque nunca são expostas a ambientes que incentivam o uso dessas substâncias. 

As principais causas que levam à dependência de opioides incluem:

Genética: 

Pessoas com histórico familiar de uso de opioides são mais propensas a desenvolver o vício. 

Um estudo citado pelo Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas dos Estados Unidos (NIDA) recrutou aleatoriamente famílias nas quais pelo menos um membro usava opioides. Neste estudo, a maioria das famílias recrutadas, totalizando 60%, incluía pelo menos duas pessoas que usavam, sugerindo um vínculo familiar no abuso de opioides. 

As pesquisas genéticas nessas famílias revelaram que os membros que usavam opioides provavelmente compartilhavam certos marcadores genéticos.

Ambiental:  

O risco de desenvolver um distúrbio de uso de opioides não é puramente genético; fatores ambientais também podem aumentar o risco. 

As crianças que crescem em lares com outras pessoas que usam opioides têm maior probabilidade de se tornarem usuários, assim como as pessoas que vivem em comunidades onde a substância é usada com frequência. 

As pessoas expostas ao estresse crônico, como violência, alto desemprego e pobreza, também são mais propensas a se tornarem usuárias de opioides. Mesmo as pessoas que consomem essa classe de droga com prescrição médica correm risco de desenvolver dependência.

Fatores de risco:

  • Sofrer de um acidente, lesão, cirurgia ou outro problema médico que requeira receita de analgésicos opioides;
  • Histórico familiar de doença mental ou transtorno por uso de substâncias;
  • História pessoal de doença mental ou transtorno por uso de substâncias;
  • Experiência traumática;
  • Situações de vulnerabilidade;
  • Estresse crônico, como desemprego ou baixo nível socioeconômico;
  • Ter amigos, familiares ou colegas que usam opioides com frequência;
  • Dificuldade em controlar o estresse.

 

- Clique e saiba mais como funciona o tratamento para dependência química.

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.