Como lidar com dependentes químicos?
05/02/2019

Descobrir que tem um familiar ou amigo dependente químico é bastante difícil. Ninguém está preparado para uma situação como essa e esse despreparo acaba agravando ainda mais a situação.
Talvez você esteja passando por algo assim nesse exato momento, então, te convidamos a se acalmar, respirar fundo e continuar lendo esse post. Ao longo da sua leitura você encontrará dicas que te ajudarão a lidar melhor com um dependente químico. Acompanhe!
-
Conhecer a doença
Se você percebeu que a pessoa apresenta todos os sintomas de que possui problemas relacionados às drogas, agora é hora de você conhecer um pouco mais sobre a doença, como ela afeta a vida do dependente e a das pessoas a sua volta também.
Além disso pesquise as consequências e prejuízos desse vício e tente descobrir o tipo de substância para saber melhor seus efeitos.
-
Evite julgamentos e brigas
A tendência que muitos familiares têm em uma situação como essa é brigar, condenar, achar que o indivíduo se tornou um dependente químico por falta de caráter.
Mas você deve estar ciente de que a dependência química é uma doença e não um desvio de caráter. Infelizmente, essa doença pode levar a pessoa a ter condutas desonestas, passar a fazer coisas que jamais faria antes; tudo em função de alimentar seu vício.
Procure sempre conversar, mostrar sua preocupação e como se sente ao vê-lo nessa situação.
-
Não o ajude a alimentar a sua dependência
Uma das características de um dependente químico é a manipulação. Em muitos casos, ele pode usar isso contra você para conseguir algum meio de adquirir as drogas. Mantenha-se sempre firme! Não ceda às manipulações e chantagens emocionais e nunca o ajude a alimentar ainda mais seu vício.
-
Busque ajuda profissional
Essas dicas são para serem usadas no começo, assim que se descobre a doença, pois essa não é uma situação que você deva passar por muito tempo.
A melhor forma de resolver isso é buscando ajuda profissional. Só um profissional habilitado poderá te indicar a melhor forma de agir e o melhor tratamento.
O ideal é ter uma conversa com o dependente antes, falar sobre o tratamento. Se mesmo assim ele não quiser ajuda, procure uma clínica de recuperação, como as clínicas do Grupo Aguiar. Você conhecerá os procedimentos necessários para realizar uma internação involuntária. Apenas, não desista.
Como lidar com um dependente químico durante o tratamento?
O apoio da família é muito importante durante o tratamento, pois o acompanhamento familiar é peça chave para a recuperação do dependente.
Por isso, é importante escolher uma clínica que reconheça essa importância e, ao invés de manter o interno longe da família durante o período de internação, a acolha também, pois a família de um dependente químico também precisa de auxílio.
Nós do Grupo Aguiar sabemos disso e sempre procuramos inserir os entes queridos no processo de tratamento do dependente, dando apoio e cuidado também para essas pessoas.
Durante o tratamento, a melhor forma de lidar com o dependente é não o abandonando, visitando-o sempre que possível, mantendo algum tipo de contato.
É importante que ele saiba que é querido e que não está só, que existe alguém que torce pela sua recuperação e espera ansioso pela sua volta.
Tenha paciência, principalmente ao ver que ele não está respondendo como deveria ao tratamento. Estressar-se e brigar só irá piorar a situação. Comemore as evoluções no tratamento e converse quando não houver progresso, incentivando-o não desistir.
Conte conosco em sua caminhada!
Atendimento
Por favor preencha todos os campos