(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Como funciona uma clínica de recuperação?

12/12/2022

Como funciona uma clínica de recuperação?

Internar-se em uma clínica de recuperação é um importante passo para um dependente químico se livrar do vício.

A dependência química é uma doença que deve ser tratada a partir de causas biológicas, psíquicas e sociais. O tratamento pode ser feito em clínicas responsáveis pela reabilitação dos dependentes químicos.

Uma clínica de recuperação tem a finalidade de ser um ambiente preparado, com uma equipe especializada para acolher o dependente químico e oferecer um tratamento individual para que em um momento posterior, ele possa voltar a conviver em sociedade.

Também é um espaço para que a pessoa possa recuperar a sua saúde, mas o foco é oferecer novos propósitos aos pacientes e permitir que eles conheçam suas limitações frente à doença.

No momento que o dependente químico entra na clínica ele realiza alguns exames para desenvolver um tratamento adequado e específico, e nesse exame é verificado o estado físico e mental do paciente, tipos de drogas que foram ingeridas, tempo que ele estava usando e doenças causadas pelo uso.

Primeiro é feita uma desintoxicação do organismo do dependente para que sejam eliminadas as substâncias químicas. Uma clínica de recuperação de drogas não é apenas um centro terapêutico, ela também possui atividades que favorecem a recuperação do dependente, que são:

  • Atividades físicas
  • Terapias em grupo
  • Palestras
  • Terapia ocupacional

Geralmente as clínicas são localizadas em locais tranquilos, próximos a natureza e com uma infraestrutura adequada e voltada para a reabilitação do paciente.

As unidades possuem médicos, terapeutas, psiquiatras, psicólogos, e uma equipe preparada para atender às necessidades de cada paciente.

Como funciona a visita

Independente de qual local foi escolhido para tratamento, sempre na hora da internação é preciso saber como funciona a visita.

Informe-se para que não haja imprevistos futuros nem viagens perdidas, afinal como já dissemos, a dependência química é uma doença complicada e a clínica de recuperação estará trabalhando para tratar o paciente da melhor forma possível.

No acolhimento, o dependente passa por uma avaliação, e essa fase também pode ser a fase do aceite da dependência química junto ao terapeuta, onde o dependente faz exames e também uma avaliação médica. Mas para tratar a dependência é necessário a fase da abstinência, que é a mais difícil.

Nessa fase, muitas vezes o paciente já aceita o tratamento, mas ainda está sob o efeito do consumo da droga, e aí ele deve ser medicado e como o organismo fica sem a droga que está acostumado, pode ter convulsões, quadro de loucura, náuseas, vômitos, desespero agudo e outros sintomas que podem durar aproximadamente 3 dias.

Já na fase da reabilitação, é o estágio onde o paciente já passou pela abstinência e desintoxicação e as condições psicológicas dele já são mais favoráveis ao atendimento e conversa, trazendo oportunidades de estruturação. Nessa fase as visitas já são mais bem vindas, mas é preciso atenção às recaídas, conscientização de que ao longo da vida e ao sair da clínica será necessário a busca por uma vida longe das drogas.

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.