(11) 96403-7620 (11) 4408-6149 (11) 94779-0308 (11) 99577-5012
Tratamento para alcoólicos

Tratamento para alcoólicos


Nem sempre é fácil perceber quando o consumo do álcool cruzou a linha de uso moderado e social para um uso nocivo ou dependência. Se uma pessoa passa a consumir álcool para lidar com as dificuldades ou para evitar sentir-se mal, este encontra-se em território de potencial perigo.

O consumo de álcool está cada vez maior, principalmente em pessoas com idade igual ou inferior a 18 anos. Por isso, é importante lembrarmos constantemente que o uso excessivo de álcool acarreta doenças, internações hospitalares, crescimento nos índices de criminalidade, acidentes de trânsito e até mesmo a morte.

A tolerância e a dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. A tolerância é a necessidade de doses maiores de álcool para a manutenção do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses. Se no começo uma dose de uísque era suficiente para uma leve sensação de tranqüilidade, depois de duas semanas (por exemplo) são necessárias duas doses para o mesmo efeito. Nessa situação se diz que o indivíduo está desenvolvendo tolerância ao álcool.

O alcoólatra não pode dizer que não está tolerante ao álcool por apresentar sistematicamente um certo grau de embriaguez. O critério não é a ausência ou presença de embriaguez, mas a perda relativa do efeito da bebida. A tolerância ocorre antes da dependência. Os primeiros indícios de tolerância não significam, necessariamente, dependência, mas é o sinal claro de que a dependência não está longe.

A recuperação do alcoolismo é um processo contínuo que requer tempo e paciência. Não há pílulas milagrosas, e os problemas que o conduziram à condição de abuso do álcool precisarão ser enfrentados. Admitir que há graves problemas com o alcoolismo pode ser doloroso para toda a família, não apenas para o alcoolista. Mas a família não deve se envergonhar, uma vez que este problema afeta milhões em todo o mundo, em todas as classes sociais, raças e culturas.
Se você ou alguém que você ama está passando por problemas com álcool, entre em contato! Nós podemos ajudar.


Blog

Clínica de reabilitação: o que é, e como escolher as melhores clínicas de São Paulo

Clínica de reabilitação: o que é, e como escolher as melhores clínicas de São Paulo

Quando o uso de drogas ou álcool se torna intenso, a ponto da pessoa perder suas capacidades e sua noção do que é certo ou errado, é hora de pens

Como encontrar a melhor clínica de tratamento de drogas para mulheres

Como encontrar a melhor clínica de tratamento de drogas para mulheres

Quando falamos de tratamento para dependentes químicos é importante ressaltar que homens e mulheres reagem de forma diferente

Um alcoólatra pode ser internado a força?

Um alcoólatra pode ser internado a força?

Saber como lidar com um alcoólatra na família gera muitas dúvidas. Uma dessas dúvidas mais comuns

Como conversar com o filho dependente de drogas e auxiliar na recuperação

Como conversar com o filho dependente de drogas e auxiliar na recuperação

A maioria dos usuários de drogas não reconhece que são dependentes, pois acham que podem parar de usar a substância quando quiserem.