É muito difícil ver alguém que amamos envolvido com as drogas, principalmente com o crack. Criado na década de 1980, ele é produzido a partir da pasta de cocaína, na forma de cristais.
Seu efeito é conhecido por ser quase instantâneo - aproximadamente dez segundos após a primeira tragada, causando a sensação de euforia e liberando uma enorme descarga de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Embora sua duração seja rápida, isso fez e faz com que seu uso se popularize e que milhares de pessoas criem dependência dessa perigosa substância.
Separamos algumas orientações sobre o que pode ser feito para ajudar a recuperar os usuários dessa que é uma das mais devastadoras drogas que existem.
O que pode ser feito para ajudar um dependente de crack?
Em raríssimos casos, alguém dependente de crack consegue pôr fim ao seu vício sozinho. A relação do usuário com a droga é avassaladora, sendo necessária a ajuda de outras pessoas para tirá-lo dessa situação.
O apoio de pessoas queridas como familiares e amigos é fundamental, pois é importante que o indivíduo se sinta querido e também tenha noção de como o seu vício está afetando sua relação com os mais próximos. Por isso, nunca deixe de compartilhar com ele o que está sentindo.
Contudo, tenha em mente que é necessário contar com o acompanhamento de profissionais especializados e, nesses casos, o mais recomendado é a internação em uma clínica de recuperação.
Este espaço de reabilitação proporciona o afastamento do indivíduo de más companhias e de lugares que facilitam o acesso à droga, favorecendo a sua desintoxicação e possibilitando o tratamento adequado.
Locais como o Grupo Aguiar estão preparados para oferecer o melhor tratamento a você ou ao seu familiar, dando suporte a todos os que estão diretamente envolvidos, os quais podem ter desenvolvido a codependência.
Por que oferecer ajuda é importante?
Quanto mais cedo for oferecida ajuda, mais fácil será o controle e a prevenção de danos à saúde causados pelo crack. Dentre eles, destacamos:
- Problemas respiratórios como asma e tuberculose.
- Problemas cardiovasculares como infartos e arritmias.
- Problemas mentais, como síndrome paranoide.
- Problemas na gestação, como aborto e malformação congênita.
- Problemas sexuais, como impotência e disfunção erétil.
Conte com o apoio do Grupo Aguiar para lidar com a dependência do crack. Estamos prontos para ajudá-lo a qualquer momento em São Paulo, região metropolitana e interior. Venha conhecer nossa equipe!