O Alcoolismo afeta muitas famÃlias no mundo todo. O álcool, droga lÃcita oferecida em larga escala, favorece a dependência pelo alcance fácil e por fazer parte da rotina de consumo em muitas famÃlias, que não consideram os danos que ele pode causar a seus membros.
Em nossa cultura, tomar uma dose é uma prática associada a alguma comemoração, a momentos bons ou divertidos, e por isso, atrai em especial os adolescentes. Com o tempo, tudo passa a ser motivo para beber, seja por bons e maus momentos, festas de reencontro e de despedidas. O alcoólatra julga usar o álcool para resolver seus problemas, sem se dar conta de que multiplica seus desconfortos fÃsicos e emocionais e passa a depender do álcool para tudo, até para esquecer que é dependente.
O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade. De um aliado nas situações de crise, transforma-se em vilão do dependente e a pessoa que, no inÃcio achava que se tornava forte, descobre-se absolutamente fragilizada e merecedora do desrespeito alheio.
Entre as formas de tratamento mais indicadas, estão 3 passos fundamentais: aceitação da doença, enfrentamento e prevenção a recaÃda. Estudos também indicam que o apoio da famÃlia no processo de tratamento do alcoolista contribui muito com a melhora dos resultados.