(11) 96403-7620 (11) 4622-2996 (11) 94779-0308 (11) 99577-5012
Clínica de reabilitação feminina: como funciona o tratamento da dependência?

Clínica de reabilitação feminina: como funciona o tratamento da dependência?


Estima-se que a cada dez dependentes químicos apenas três sejam mulheres, o que faz com que elas sejam menos priorizadas em políticas contra as drogas ou que recebam tratamento semelhante dado aos homens, ignorando suas características específicas.

Felizmente, as clínicas de recuperação do Grupo Aguiar possuem um olhar diferenciado para este perfil, oferecendo às pacientes um acompanhamento multidisciplinar, de qualidade condizente com as suas necessidades. Entenda como isso funciona!

 

Internação

A entrada para o tratamento é a internação. Em uma clínica de recuperação feminina, a dependente compartilhará espaços com outras mulheres, sem que haja perigo de ser importunada por homens.

É interessante que a usuária esteja de acordo com a internação, mas nem sempre é o que acontece. Há uma imagem social negativa sobre mulheres dependentes, considerando seu vício um problema de caráter, não uma doença. Além disso, as responsabilidades com os filhos e a família fazem com que muitas se sintam culpadas em deixá-los e fiquem relutantes com este isolamento.

Neste caso, os familiares podem recorrer à internação involuntária, através da qual eles mesmos ou uma equipe de funcionários da clínica, de forma discreta, abordam a dependente e a levam para a reabilitação.

 

Desintoxicação e processo terapêutico

No período de internação, o primeiro passo é a remoção de todas as substâncias químicas tóxicas do organismo. Sem acesso ao álcool ou às drogas, é comum que a dependente apresente uma série de sintomas como dores físicas, irritabilidade, ansiedade e perda de apetite.

Felizmente, os centros de reabilitação contam com profissionais experientes para ajudar as pacientes a lidar com esta situação, como médicos psiquiatras, clínicos gerais e enfermeiros. Eles também acompanham e tratam doenças pré-existentes ou decorrentes da dependência.

Em nossas clínicas temos cozinheiros e nutricionista para garantir uma dieta saudável e que contribua para o bem-estar de nossos pacientes.

Este momento também é marcado por um processo de autoconhecimento, em que a paciente terá tempo para pensar sobre o que a levou a ter um comportamento autodestrutivo, como perdas, relacionamentos tóxicos, violência e abandono.

Psicólogos e terapeutas têm a função de ajudá-la a identificar estes fatores, desenvolver mecanismos para lidar com eles, descobrir o que lhe dá prazer de viver e recuperar sua autoestima.

Outra parte do tratamento é desenvolvida através de atividades terapêuticas e de lazer que são essenciais para a saúde emocional. A prática de esportes e a realização de dinâmicas são também parte integrante do processo.

 

Reinserção social

Sóbria, a paciente voltará para o convívio social a fim de começar uma nova vida. Os problemas ainda continuarão lá, mas ela estará renovada para enfrentá-los. É importante que haja o apoio da família para continuar a motivá-la a seguir em frente e superar os percalços que aparecerão no caminho. 

 

Conheça as clínicas de recuperação femininas do Grupo Aguiar! Estamos 24 horas e 7 dias por semana disponíveis para ajudar!


Blog

Quais as consequências da dependência química

Quais as consequências da dependência química

A dependência química gera problemas para o individuo que não consegue parar de consumir substâncias que fazem mal ao organismo

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

O alcoolismo é um problema grave que preocupa a saúde publica, pois o vicio em álcool é uma doença séria, e não deve ser rotulado como um probl

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

A pessoa que sofre de dependência química tem uma necessidade incontrolável de usar um tipo de substancia, utilizando de forma compulsiva, e acaba

Internação involuntária para o tratamento do crack

Internação involuntária para o tratamento do crack

O vicio no crack é um dos mais preocupantes, pois compromete o ato de comer, beber e dormir. Mesmo no início do uso, as alterações físicas e comp