A maioria dos dependentes químicos, sejam dependentes de álcool ou qualquer outro tipo de droga, inicialmente não percebem que precisam de cuidados adequados para superar seu vício. Álcool e drogas podem desenvolver a doença da dependência química; onde se livrar do abuso de drogas não é uma escolha, mas uma necessidade de voltar para o estado de vida normal.
A saúde é um bem muito importante na vida e o processo de recuperação de quaisquer diagnósticos atribuído aos efeitos do abuso de substâncias e tratamento para dependentes químicos tem de ser levado a sério.
Nosso trabalho visa, acima de qualquer outro objetivo, resgatar vidas que estão destruídas pelo uso de substâncias, promover a reabilitação biopsicossocial do dependente químico, elevar sua autoestima e reintegrá-lo à vida familiar e social, garantindo saúde e bem-estar para nossos pacientes e suas famílias.
Cada indivíduo precisa de uma motivação interior para a mudança. Para que isso ocorra, nossos profissionais utilizam como base do tratamento a Terapia Cognitivo-Comportamental, que parte do princípio de que o comportamento é moldado de acordo com o meio social, com base na personalidade da pessoa, a partir de sua percepção de si e do mundo. Em relação ao dependente químico, estas relações estão muito abaladas.