A dependência química é um mal que atinge a milhões de brasileiros e deixa um rastro de destruição por onde passa. E o pior é que além de destruir a vida do dependente, ela também afeta enormemente seus familiares.
O tratamento de reabilitação nesses casos é imprescindível, mas um dependente químico dificilmente irá buscar ajuda sozinho e em muitos casos não tem a menor noção do mal que as drogas estão causando à sua vida.
No entanto, você mesmo pode ajudá-lo solicitando uma internação involuntária.
Ao continuar lendo o texto, você terá acesso às informações necessárias para realizar esse processo.
O que é internação involuntária?
A internação involuntária é realizada sem o consentimento do dependente químico. A família só precisa escolher o local onde ele será internado e solicitar a internação involuntária - essa solicitação só pode ser feita por alguém que tenha relação sanguínea com o dependente.
Este, então, será avaliado por um médico, que dirá se o processo de internação é realmente necessário. Se sim, o local responsável por esse atendimento deverá comunicar ao Ministério Público Estadual, no prazo de até 72 horas, a internação. O mesmo será feito quando da alta médica.
Mesmo que ocorra sem a aprovação inicial do dependente químico, os resultados do tratamento realizado através de uma internação involuntária também são muito eficazes.
Quando a escolha do lugar é bem-feita e o local oferece o bom atendimento e tratamento ao interno, é só uma questão de tempo até ele aceitar se tratar e perceber que aquela foi a uma boa decisão da sua família.
Quando se faz necessário uma internação involuntária?
A internação involuntária é necessária quando a dependência química está em um patamar bastante sério, em que o dependente já perdeu o total controle de sua vida e de suas ações.
- O indivíduo não consegue se manter em emprego nenhum, nem dar continuidade aos estudos devido ao uso das drogas.
- A pessoa começa a ter surtos de agressividade e até mesmo alucinações.
- O dependente passa a oferecer risco à sua própria vida e à vida das pessoas à sua volta.
- A pessoa não consegue realizar mais nenhuma atividade normal de sua rotina, vive apenas em função da droga e tentando conseguir meios de alimentar o seu vício.
Clínica para dependentes químicos que possui internação involuntária
O Grupo Aguiar possui clínicas em várias regiões de São Paulo que oferecem internação involuntária.
Em todas elas, o interno será muito bem acolhido e terá acesso a um ótimo tratamento, independentemente da forma como ele chegou até lá, se foi por ordem judicial, vontade própria ou por requerimento de algum familiar.
O paciente poderá usufruir de bons momentos perto da natureza, em um ambiente tranquilo e agradável onde participará de diferentes atividades propostas por uma equipe multidisciplinar.
Ele será ensinado a conviver em sociedade novamente e treinado para viver longe das substâncias através da sua mudança de comportamento. Poderá, então, recuperar sua vida e todos os valores que se perderam devido à dependência química.
Se você tem um ente querido que está tendo sua vida destruída pelo consumo de drogas e já perdeu totalmente o controle, entre em contato com a Clínica de recuperação Grupo Aguiar e te ajudaremos a solucionar esse problema.