Clínica feminina para dependentes químicos
29/08/2018

As substâncias psicotrópicas (que chamamos comumente de drogas) são aquelas que agem sobre o sistema nervoso central, alterando estados físicos e mentais – e gerando a dependência.
Com a dependência, vem a compulsão pelo uso da substância e os sintomas de abstinência, ou seja, o mal-estar causado pela diminuição ou interrupção do uso da droga.
A ajuda profissional é a saída para a maior parte dos casos de abuso dessas substâncias. Essa ajuda profissional pode se dar de várias maneiras, segundo cada caso e cada organismo.
Quais as especificidades do tratamento para mulheres?
É, para muitas mulheres, necessário um ambiente feminino para que se sintam confortáveis e seguras. Isso pode ocorrer por razões diversas; elas podem, por exemplo, ter um histórico de violência doméstica
Também é diferente entre os homens e as mulheres a forma de interação com os profissionais e as manifestações dos sintomas durante o processo de tratamento.
Mas não só as particularidades sociais são importantes, mas também o organismo feminino tem suas especificidades quanto à reação à droga, à dependência e quanto ao tratamento. Essas diferenças dizem respeito, por exemplo, ao tempo de adaptação e conscientização do tratamento.
Clínicas que entendam essa especificidade, como o Grupo Aguiar, proporcionam dependências separadas que atendam a todas as necessidades da mulher para a efetividade do tratamento.
Como é a internação?
Os tratamentos para qualquer dependente químico podem ser ambulatoriais ou através de internações. E as internações podem ser de três tipos diferentes:
- Internamento voluntário: nesse tipo de internamento o próprio dependente procura tratamento. Quando possível, essa é melhor forma de internação e que costuma gerar a melhor resposta no tratamento.
- Internação involuntária: quando isso não é possível, entretanto, se faz necessário que a família tome por ele a decisão que ele já não é mais capaz de tomar sozinho. É difícil, mas é – muitas vezes – necessário para recuperar a saúde e a autonomia daquele que se ama.
- Internação compulsória: quando nem o dependente nem a família tomam a decisão, mas o dependente oferece risco à sua vida e à vida de outros. Neste caso a justiça pode pedir sua internação, respaldada por laudo médico e avisando ao Ministério Público sobre a internação e seus motivos.
Se você ou alguém que você ama se encontra nessa condição, nós do Grupo Aguiar estamos à espera para lhe ajudar a recuperar sua saúde, autonomia e felicidade.
Atendimento
Por favor preencha todos os campos