(11) 94779-6957 (11)95610-1113

Alcoolismo: como saber se sou dependente do álcool

13/01/2021

Alcoolismo: como saber se sou dependente do álcool

Quando falamos em bebidas alcoólicas, logo remetemos a bebidas muito comuns de serem consumidas, como o vinho e a cerveja, que estão presentes na vida e na rotina de diversas pessoas, até mesmo como meio medicinal na prevenção de doenças cardiovasculares. Cada um tem um “motivo” para incluir a bebida em seu dia a dia. Tem gente que bebe pra ficar mais carismático, pra ganhar coragem, pra curtir melhor um show e ou simplesmente pra esquecer dos problemas.

O consumo de bebidas alcoólicas é estimulado e romantizado na nossa sociedade, a ponto do mesmo ser frequentemente associado na mídia à juventude, beleza, bem-estar, sucesso pessoal e sexo. Não é incomum assistir em pleno horário nobre televisivo a propagandas de cerveja recheadas de erotismo, com mulheres jovens, bonitas e com pouca roupa. Não é à toa, portanto, que o álcool é a droga recreativa mais popular no Brasil.

Tenho inúmeros amigos que não só não se imaginam sem o álcool como ele exerce um papel extremamente central em praticamente todas as suas interações sociais e lazer. Afinal, o que tem de errado nisso?

De fato, com moderação, a bebida alcoólica não fará mal. Porém, o risco começa quando o seu uso passa a ser exagerado e compulsivo, quando não se tem mais o controle de saber quando parar de ingeri-la.

Isso é o alcoolismo?

Sim, representa um estágio de alcoolismo, que muitas vezes é devastador na vida do individuo, causando diversas doenças ou levando a óbito. Mesmo com esse fato tão evidente em todo o mundo há muitos anos, o número de pessoas dependentes do álcool só aumenta a cada ano, o que acaba gerando mais lucro para as empresas dessas bebidas e prejuízos para a vida de quem faz seu uso.

Se tratando disso, há alguns dados alarmantes em relação ao vício alcoólico que deveriam ter maior reconhecimento para talvez não existir tantas pessoas dependentes desse mal, por exemplo, 75% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais estão relacionados ao uso do álcool; 78% dos casos de violência doméstica contra a mulher e criança também são causados pelo mesmo fator.

Sem sombra de dúvidas, a melhor opção quando se está ciente de todos os riscos que a bebida traz para a sua vida é procurar uma clínica especializada em reabilitação de drogas/[álcool, como o Grupo Aguiar. Por esse motivo, foi desenvolvida uma metodologia de terapia que envolve atividades, dinâmicas, reuniões, atendimentos individuais e em grupo. Além dos cuidados com a saúde do paciente, o compromisso e a dedicação da equipe profissional é um fator fundamental nos resultados do tratamento, simultaneamente com uma infra-estrutura adequada e instalações confortáveis e seguras.

É importante ressaltar que você ou seu ente querido não estão sozinhos nessa luta. Nós podemos e vamos ajudar. O importante é não desistir!

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas

Blog

Aceitamos todos os planos de saúde

Convênio para tratamento da dependência química

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.