(11) 96403-7620 (11) 4622-2996 (11) 94779-0308 (11) 99577-5012
Apoio ao Dependente Químico

Apoio ao Dependente Químico


O uso de drogas acompanha a humanidade há bem mais tempo do que imaginamos. Desde a antiguidade, diferentes drogas já eram empregadas em rituais religiosos e para aliviar dores, entre tantos e outros diferentes usos.

A droga é uma substância capaz de trazer alterações no organismo do ser humano, causando mudanças comportamentais e fisiológicas e, na grande maioria das vezes, traz consigo a dependência química.

Esta, por sua vez, é caracterizada pela dificuldade do indivíduo em conter o uso de determinada substância, mesmo quando ela traz grandes prejuízos a sua vida.

Trata-se, portanto, de uma doença crônica capaz de destruir a vida do dependente e também das pessoas mais próximas a ele. Continue lendo esse post e saiba como dar o seu apoio a um dependente químico e ajudá-lo a se livrar da dependência.

Dicas para apoiar um dependente químico

A luta de um dependente para vencer a doença é árdua, porém o seu apoio fará grande diferença e trará resultados positivos.

Procure conhecer mais a respeito da doença, saber como são seus sintomas e as alterações que ela pode causar na vida do dependente.

  • Tenha paciência. No começo pode haver uma certa resistência, mas não desista tão fácil.
  • Mostre empatia, se coloque no lugar dele e o escute. Seja compreensivo. Evite julgamentos.
  • Não seja um patrocinador da dependência. Deixe claro que está disposto a ajudá-lo, porém não vai compactuar com seu uso de drogas.
  • Estabeleça limites.
  • Procure identificar a droga que a pessoa usa para saber reconhecer quando ela estiver sob os efeitos da mesma.
  • Não deixe que esta situação afete a sua saúde mental. Se for preciso, dê-se um tempo e se cuide para poder, de fato, oferecer ajuda.
  • Oriente o dependente a buscar ajuda profissional. Ofereça-se para ir com ele, sempre apoiando e demonstrando sua preocupação e confiança.
  • Não o abandone, procure sempre estar presente de alguma forma.

Qual a importância do apoio familiar para um dependente químico?

Em muitos casos, a tendência é o afastamento da família quando descobre que seu ente querido está fazendo uso de alguma substância. No entanto, essa não é a melhor atitude, pois o isolamento familiar pode agravar ainda mais o quadro.

A dependência química é uma doença que necessita de atenção e tratamento assim como qualquer outra. A importância da família se dá principalmente no momento da busca por ajuda, pois uma pessoa dificilmente aceitará que possui um transtorno e terá dificuldade para procurar ajuda sozinha.

É na família que o dependente encontra o consolo, confiança e determinação para continuar com o tratamento.  Além do apoio que a família lhe dá, é importante que ela mesma também receba apoio, pois é diretamente afetada problema.

Na Clínica Grupo Aguiar, além do apoio que é dado ao dependente, os familiares também recebem assistência, pois é importante orientar e dar suporte aos parentes do paciente para que possam prestar o auxílio necessário ao indivíduo durante e, principalmente, depois do tratamento.

Conhecer a relação passada e atual dele com a sua família também é importante, pois permite saber se a mesma influenciou de alguma forma no início do consumo de drogas e assim poder planejar melhor o tratamento.

Se você conhece alguém que precisa de ajuda, converse com ele e o convide para juntos fazerem uma visita ao Grupo Aguiar. Assim, vocês se informam sobre o tratamento e conhecem a clínica, o que certamente influenciará na escolha do local para tratamento.


Blog

Quais as consequências da dependência química

Quais as consequências da dependência química

A dependência química gera problemas para o individuo que não consegue parar de consumir substâncias que fazem mal ao organismo

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

O alcoolismo é um problema grave que preocupa a saúde publica, pois o vicio em álcool é uma doença séria, e não deve ser rotulado como um probl

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

A pessoa que sofre de dependência química tem uma necessidade incontrolável de usar um tipo de substancia, utilizando de forma compulsiva, e acaba

Internação involuntária para o tratamento do crack

Internação involuntária para o tratamento do crack

O vicio no crack é um dos mais preocupantes, pois compromete o ato de comer, beber e dormir. Mesmo no início do uso, as alterações físicas e comp