(11) 96403-7620 (11) 4622-2996 (11) 94779-0308 (11) 99577-5012

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação


Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

O alcoolismo é um problema grave que preocupa a saúde publica, pois o vicio em álcool é uma doença séria, e não deve ser rotulado como um problema moral. Muitos dependentes alcoólicos não tem saída a não ser se internar em uma clinica de recuperação para alcoólatras, e mesmo após a saída continuam com a terapia em grupo, frequentando reuniões de alcoólicos anônimos.

Muitas pessoas “afogam as magoas” no alcoolismo porque não veem uma alternativa, quando se deparam com algum problema ou depressão, e acabam não procurando a ajuda certa. Em muitos casos não é possível superar a dependência por conta própria, sendo necessário o acompanhamento de uma clínica de recuperação especializada.

Esse processo de internação, deve contar com uma avaliação inicial com uma equipe multidisciplinar. A partir do histórico e comportamento do paciente, é possível adotar o melhor tratamento para a reabilitação, visto que a dependência alcoólica afeta a saúde física e mental do individuo além de dificultar sua relação social com parentes, amigos e no trabalho também.

Tratamento

O processo de internação para tratamento em uma clínica de recuperação só pode começar quando a pessoa está ciente do problema e que precisa de ajuda de alguém de fora. Ele pode perceber que precisa de tratamento, ou amigos, familiares podem tomar essa decisão por ele, através de uma internação involuntária conforme veremos abaixo.

 - Internação voluntária: acontece quando o próprio paciente tem consciência da gravidade de seu caso e toma a decisão de se internar em uma clínica para tratar do vicio.

 - Internação involuntária: é uma alternativa extrema, mas necessária quando a pessoa se nega a reconhecer que precisa de ajuda especializada. Nesses casos é possível requerer judicialmente a internação, e conduzir o individuo mesma contra vontade, a uma clínica de recuperação.

O Tratamento na Clínica de Recuperação

A equipe da clínica trabalha com terapia, médicos, pessoal de apoio treinados e especializados para lidar com indivíduos com problemas de alcoolismo.
Não é um processo que ocorre do dia para a noite, sendo necessário muita paciência e passar pela fase da desintoxicação. É necessária uma infraestrutura boa, habilidade profissional, tempo e paciência como já falamos acima.
O tempo recomendado para um bom tratamento depende do grau do vicio, mas dura em média 180 dias.
A primeira fase, que pode durar de 30 a 60 dias e é 100% monitorada pelos profissionais da clínica e pela família também. Nesse período o paciente sofre com a abstinência, onde pode ter confusão mental, delírios e até cometer alguma tentativa de suicídio. Por isso nessa fase, alguns medicamentos podem ser utilizados, para amenizar os sintomas e ajudar o paciente a passar por isso.
A reabilitação é o estágio onde o paciente já passou pela abstinência e pela desintoxicação, e está mais favorável a conversas, mesmo assim é preciso ter atenção as recaídas.
Ao sair da clínica o individuo deve continuar a terapia, seja ela individual ou em grupo, para viver uma vida regrada e longe do álcool e de outras drogas que ele possa recorrer.


Blog

Quais as consequências da dependência química

Quais as consequências da dependência química

A dependência química gera problemas para o individuo que não consegue parar de consumir substâncias que fazem mal ao organismo

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

Alcoólatras: Tipos de tratamentos e clínicas de recuperação

O alcoolismo é um problema grave que preocupa a saúde publica, pois o vicio em álcool é uma doença séria, e não deve ser rotulado como um probl

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

Dependência química: tipos, sintomas e melhores tratamentos

A pessoa que sofre de dependência química tem uma necessidade incontrolável de usar um tipo de substancia, utilizando de forma compulsiva, e acaba

Internação involuntária para o tratamento do crack

Internação involuntária para o tratamento do crack

O vicio no crack é um dos mais preocupantes, pois compromete o ato de comer, beber e dormir. Mesmo no início do uso, as alterações físicas e comp